“Muitos fatores sustentam a velha construção do nosso eu, da nossa engrenagem cerebral. Uma boa parte deles vem de fora para dentro, do controle e alinhamento entre o certo e errado, no tempo e no espaço, inclusive”. Dr. Paulo Schor
Aos olhos do Dr. Paulo Schor, para além de uma contribuição na entrega do seu conhecimento técnico, melhorando a saúde e bem-estar dos pacientes, compartilhar a sua visão ética e trazer uma abordagem mais humanista para a medicina é um dever, senão um imperativo moral, que resulta em projetos impactantes para a sociedade.
Paulo Schor é um incansável pensador, que busca uma abordagem atual e usa as ferramentas mais modernas de forma holística e mais humana para o cuidado de todas as pessoas.
Segundo ele, “embora seja fundamental, não basta trazer a melhor técnica, sem ter o paciente no foco do processo. Conceitos, como o de usabilidade, devem se aliar à generosidade e viabilidade. Fazer acontecer é o nome do jogo”
Uma personalidade marcante, uma mente inquieta e conectada, um questionador do status quo e das visões estáticas, estéreis e conformadas sobre a ciência e sobre a prática da medicina. Paulo Schor é um apaixonado pelo progresso e estimulador de um processo mental aberto para construção e consolidação de novas ideias e ampliação de visões pré-estabelecidas.
“O saber científico é dinâmico e transitório. Só a busca ativa diária nos coloca em um lugar privilegiado de campo de visão mais amplo e cheio de possibilidades”


No relacionamento com o paciente, Paulo Schor combina a escuta ativa com os sinais do exame físico e todos os equipamentos necessários e disponíveis. “Exames complementares devem ser pedidos com uma hipótese em mente, e não para se definir um diagnóstico aberto”.
Durante a consulta, todos experimentam uma aula particular, com interação de imagens e explicações sobre cada caso, de modo didático e ilustrado. “As fotografias são uma excelente oportunidade de criar vínculo e aumentar a chance de aderência ao tratamento, impactando consequentemente, a cura.”
As condutas explicadas e comentadas, bem como o acompanhamento próximo dos pacientes, são inerentes ao modelo de interação médico-paciente em que o Dr. Paulo Schor acredita e, por isso mesmo, aplica e ensina aos estudantes.
No seu papel como consultor, cientista e professor, Paulo Schor traz consigo um entusiasmo legítimo, provocando reflexões e ensinamentos sobre a prática médica e desenvolvimentos tecnológicos, sociais e em políticas públicas. O Dr. Schor desenvolve pesquisa científica sobre tendências, testa-as e as implementa. Auxilia na idealização e criação de spin-offs e start-ups de impacto na área da saúde. Vale acrescentar que ele também atua como consultor para empresas de healthtech.
Em detrimento de um pensamento comum, previsível ou de repetição do passado de modo impessoal, Paulo Schor mantém uma visão de futuro e foca nas soluções que estão por vir.
A história da família Schor no Brasil começou em 1937, quando o Dr. Hirsch Schor, filho de imigrantes judeus, começou sua clínica em São Paulo exercendo a Ginecologia e Obstetrícia até 2002. Do seu casamento com Tuba Laser vieram 3 filhos.
Os três, Nelson, Nilton e Nestor, seguiram a carreira da Medicina e se especializaram em Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Plástica e Nefrologia, respectivamente.
Quatro dos netos, a terceira geração dos Schor, seguiram a mesma trajetória, migrando para a Oftalmologia (Paulo Schor), Ginecologia (Eduardo Schor), Pediatria (Fernanda Schor) e Ortopedia (Breno Schor).
Dr. Paulo Schor e Dr. Breno Schor são irmãos, filhos do Dr. Nilton Schor, e sobrinhos do Dr. Nelson e Nestor Schor – este último, um eminente nefrologista, falecido em 2018.
O cuidado está no DNA da família Schor há gerações. Quem sabe pela cultura judaica do Tzedaka, desta maravilhosa família fazem parte não somente os profissionais de saúde, mas também sociólogas, economistas, geógrafas, biólogas, e ativistas políticas (sim, todas mulheres fortes), que trazem o conceito de justiça social como central para o entendimento do mundo e ação transformadora.
